Líderes da Nova Mensagem | Biografia

Lideres-da-Nova-Mensagem-Komtratake-CD-agradecimentos-2Formados no início dos anos 90, os Líderes da Nova Mensagem são uma das bandas reveladas pelo histórico álbum Rapública, a primeira colectânea de Rap em Portugal, editada pela Sony Music em 1994. Editaram apenas um álbum de originais em 1996, deixando no entanto uma importante marca na música de expressão portuguesa.

Os Líderes da Nova Mensagem foram uma banda de hip-hop portuguesa formada por MC Nilton, Pio MC, Beat Box King, Cyber G. (Hugo Costa), Manaças e DJ Jaws T. Kom-tratake, o seu único álbum em nome próprio, foi produzido pelo Dj NM (entretanto falecido, colaborador da Antena 3) e contou com a participação de músicos como Nanã Sousa Dias, D Mars e Melo D, incluindo ainda samples de vozes do poeta e deputado Manuel Alegre e João Villaret.

Os Líderes da Nova Mensagem foram a primeira banda a misturar hip hop com fado e guitarra portuguesa, algo que não passaria despercebido à crítica que, anos depois, considerou a banda uma das referências do hip-hop em Portugal e a mais vanguardista da sua geração.

Líderes da Nova Mensagem | Discografia

Líderes da Nova Mensagem | Compilações

Fontes:

Hip-Hop Tuga
Wikipedia
Blitz
Jornal Público
Jornal Expresso